16ª edição do Rally Legend: História, saudade e recordação presentes em mais uma edição

Já está na estrada a 16ª edição do Rally Legend, na cidade de San Marino, em Itália. Com 150 inscritos, esta edição promete, mais uma vez, ser palco de uma grande demonstração das mais variadas viaturas. Este ano, o Rally Legend terá como pilotos convidados, Mikko Hirvonen, Kris Meeke, Craig Breen. 

Caracterizada por ser uma prova mítica e única, o Rally Legends é uma marca de renome mundial. Apesar de ser apenas a sua 16ª edição, a prova já é vista como sendo uma recordação das viaturas que, em tempos causaram enorme sucesso no desporto motorizado.

Este ano, a marca Martini Racing celebra 50 anos, no seu envolvimento pelo desporto motorizado, especialmente, nos ralis. 

A marca, caracterizada pelo vermelho, azul e azul celeste, levou a equipa Lancia a vencer, por várias vezes, os campeonatos mundiais, através dos emblemáticos “037” até aos espetaculares “Delta S4”. Para além disso, a Martini Racing acompanhou, anos mais tarde, o piloto Colin McRae, nos seus Ford Fiesta WRC. 

Tal como já se tem assistido nas edições anteriores, a equipa Martini Racing está presente na prova e conta com um vasto leque de viaturas, numa homenagem feita a pilotos como Baision, Alen, Kankkkunen, Cunico, Aghini, Patrese e Pirro. 

Está emblemática equipa, também teve grandes triunfos, entre a década de 70 e 80, na Fórmula 1. 

A organização deste rali tenta sempre convidar pilotos do atual Campeonato do Mundial de Ralis. Jari Matti Latvala, Thierry Neuville, Haydon Paddon e Chris Meeke foram alguns dos pilotos que já participaram nesta prova.  Este ano, o rali tem como principais convidados Mikko Hirvonen, Kris Meeke, Craig Breen, todos eles em WRC´S. 

De entre as 150 viaturas, destaque para os dois carros mais antigos desta edição, o Steyr Puch, de Austrian Moessler, e o Ford Lotus Cortina, de Nothdurfter, ambos do ano de 1965.  Também o Renault 4GTL está presente, com o qual o piloto português Pinto dos Santos já competiu no Mundial de Ralis. 

Na categoria WRC, destaque para os carros que em tempos marcaram este campeonato. Os Citroen C4, Subaru Impreza, Peugeot 206, Toyota Corolla e os Ford Focus são as viaturas presentes nesta categoria, que conta com 15 equipas escritas. 

Esta manhã, sexta-feira, dia 12, decorreu o Shackedown do 16ª Rally Legend, no qual os aficionados por este desporto puderam relembrar as máquinas que, em tempos, fizeram grande furor. 

Amanhã, os pilotos enfrentarão duas voltas pela conhecida especial de classificação “The Legend”, agendada para as 12h25 e 17h25. Já no domingo, os pilotos percorrem, também por duas vezes, a especial de classificação, agendada para as 9h30 e 13h25. 

Texto: Celso Teixeira

Share on Google Plus

MaisRalis

Envie suas noticias para maisralis.madeira@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário