WRC: 84 inscritos em Monte Carlo

O Mundial de Ralis regressa no próximo fim de semana para a primeira prova pontuável do campeonato. A prova mítica na cidade de Monte Carlo conta com um leque de 84 equipas inscritas. 

À semelhança do ano transato, os quatro construtores voltam a marcar presença, mas com algumas mudanças nas equipas. A Citroën Racing apresenta-se em 2019 com duas novas equipas, deixando para trás os pilotos que no ano passado estavam integrados na equipa. Desta feita, Sébastien Ogier/Julien Ingrassia e Esapekka Lappi/Janne Ferm são as equipas que vão representar a Citroen neste novo ano. No construtor Hyundai Shell Mobis apenas uma equipa sofreu alterações. 

O piloto Dani Sordo vai dividir o campeonato mundial com Sébastien Loeb. Na Toyota Gazzo Racing, a novidade para a nova temporada é a aposta da equipa no piloto Kris Meeke. Após no ano passado ter sido dispensado pela Citroen, devido às inúmeras desistências por despiste, a Toyota decidiu ir busca-lo, após a Citroen ter apostado em Lappi, que representava a Toyota até então. 

A Ford, que nos últimos anos tem vencido campeonatos esteve para não competir este ano devido à falta de apoios. Ainda assim, inscreveu-se já depois do prazo previsto no campeonato e vai apresentar-se neste ano com duas equipas que vêm a ser regulares neste construtor: Elfyn Evans/Scott Martin e Teemu Suninen/ Marko Salminen.

Num total, a prova conta com 11 carros da nova geração do WRC e um da anterior geração, pilotado pela equipa italiana Mauro Miele/Luca Beltrame. A viatura é o Citroen DS3 WRC. Uma das grandes novidades para este ano é a nova competição: o WRC PRO. Esta, é uma competição destinada aos carros da categoria R5 que são assistidas por equipas oficiais, como a Citroen, Ford e Skoda. Gus Greensmith/ Elliott Edmondson representarão a Ford, Yoann Bonato/ Benjamin Boulloud a Citroen e Kalle Rovanpera/ Jonne Halttunen a construtora Skoda. A Volkswagen e Proton estão inscritas em WRC2, equacionando a inscrição no WRC2 PRO no ano de 2020. 

Em WRC2, são sete os inscritos. Além desses, estão inscritas 21 equipas em viaturas da categoria R5. Numa prova histórica em pisos em asfalto, a neve é um dos principais entraves das equipas. Ainda assim, é uma das razões para que este rali seja tão conhecido e apreciado pelos apaixonados da modalidade. A 87ª edição do Rali de Monte Carlo começa já no próximo dia 22.   

Texto: Celso Teixeira

Share on Google Plus

MaisRalis

Envie suas noticias para maisralis.madeira@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário