WRC: "Troca de Galhardetes" entre Mäkinen e Matton após decisão relativa ao Rallye de Monte Carlo

O não cancelamento de toda a parte matinal de ontem do Rali de Monte Carlo originou uma pequena ‘troca de palavras’ entre o chefe de equipa da Toyota, Tommi Mäkinen, e o director de ralis da FIA, Yves Matton.

Isto porque o ex-piloto finlandês criticou os organizadores da prova por tal decisão. A primeira especial do dia de ontem foi cancelada por motivos de segurança devido à má colocação de espectadores. E, como há particularidades no que toca à estratégia de pneus em Monte Carlo, Mäkinen teceu críticas ao facto de não terem sido canceladas as outras duas classificativas, ao afirmar ao Motorsport.com: 

"Gostaria de ver todas as três especiais canceladas. A nossa estratégia completa foi baseada no conjunto de todas. Perdemos o nosso líder e ninguém assume a responsabilidade disso. A FIA não se importa com o que acontece no fim da época, o que acontece se perdermos o campeonato por causa disto? Este é o único rali em que tens de perceber completamente o quanto te afecta se uma especial é cancelada. Na Suécia não importa se cancelarem uma classificativa, todos estarão com os mesmos pneus de qualquer forma. Os organizadores do rali e a FIA nem percebem que em Monte Carlo afecta todo o conjunto de especiais. Ninguém assume responsabilidade no fim do ano, nem os organizadores desta prova, nem a FIA”.

Da parte da FIA, Matton respondeu a Mäkinen, afirmando ao mesmo site que Mäkinen foi excessivamente agressivo e que tudo acaba por fazer parte do jogo: 

“Estou muito surpreendido com comentários tão agressivos e não é muito profissional ser tão agressivo contra os organizadores e a FIA. Ele sabe o quão difícil é gerir espectadores e o quão importante é a segurança. A segurança é o objectivo número um para o futuro dos ralis. Sabemos que o WRC é organizado em séries de conjuntos de classificativas e é preciso escolher os pneus para mais do que uma especial. Faz parte do jogo que por vezes podes ganhar e por vezes podes perder, dependendo da tua escolha mas também do que afecta a prova”.

Share on Google Plus

MaisRalis

Envie suas noticias para maisralis.madeira@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário