ERC, Rali dos Açores: Vitória cai do céu para Lukasz Habaj

A primeira prova pontuável para o Campeonato Europeu de Ralis e para o Campeonato Regional dos Açores decorreu este fim de semana, nas belíssimas paisagens dos Açores. Lukasy Habaj e Daniel Dymurski venceram o Azores Rallye, com uma distância de 8.4 segundos em relação ao segundo classificado, o açoriano Ricardo Moura, acompanhado pelo habitual navegador António Costa. 

Chris Ingram/Ross Whittock terminaram o rali no terceiro lugar. Nesta prova, os três primeiros lugares foram ocupados por três Skoda´s Fabia R5. 

Alexey Lukyanuk para esta nova época trocou o Ford Fiesta R5, com o qual tem competido nos anos transatos, para a recente viatura da categoria R5 da Citroen, o Citroen C3 R5. O campeão europeu do ano passado liderou grande parte do rali, perdendo o lugar cimeiro na penúltima especial de classificação, devido a um furo. À entrada da 14ª especial, Lukyanuk liderava a prova com 43 segundos de vantagem em relação ao segundo classificado.

Quem beneficiou com este erro, foi Lukasy Habaj que ascendeu ao lugar mais alto da classificação. Ricardo Moura também beneficiou do erro, partindo para a 15ª e última especial do rali no segundo posto a 18.6 segundos. Na última especial, Lukyanuk voltou a ter azar, capotando nos primeiros quilómetros da especial, devido a uma falha nos travões do seu Citroen. O piloto estava a ter um rali brilhante, surpreendendo todos os seus adversários, mas as últimas duas especiais do rali foram drásticas para a equipa, deixando a dupla fora da prova.  

Por entre os portugueses, Ricardo Moura e António Costa lideraram toda a prova, a bordo do habitual Skoda Fabia R5, vencendo uma das especiais de classificação. Bruno Magalhães terminou o rali no quarto lugar, segundo por entre os portugueses, amealhando importantes pontos para o Campeonato Nacional de Ralis. No quinto lugar terminou o algarvio Ricardo Teodósio. Teodósio tentava obter, nos Açores, uma nova vitória nas contas para o Campeonato Nacional, mas não conseguiu acompanhar os seus adversários. Ainda assim, a equipa terminou no quinto lugar à geral, terceiro por entre os portugueses e sai dos Açores com três vitórias à geral nas classificativas 12, 13 e 15, realizadas no dia de hoje. 

A dupla madeirense Bernardo Sousa e Victor Calado terminaram o rali no oitavo lugar à geral. Esta, foi uma prova difícil para a equipa, que na primeira etapa não evitou três furos e um capotamento. Ainda assim, na prova em que a equipa estreava uma nova viatura, o Citroen C3 R5, e um novo navegador, o terceiro lugar no que toca ao Campeonato dos Açores de Ralis, que terminou no dia de ontem, permitiu colher pontos importantes.

No agrupamento da produção, Juan Carlos Alonso venceu, a bordo do Mitsubishi Lancer Evo X, deixando o seu único adversário, Sergey Remennik, em viatura idêntica, a mais de 12 minutos. Em RC3 Junior, o espanhol Efrén Llarena, que se faz acompanhar por Sara Fernandez, venceu o rali, com o Peugeot 208 R2. O espanhol teve como principal adversário o piloto português Pedro Antunes, numa viatura idêntica.

Nesta etapa, o português foi também um dos azarados, passando de segundo para o quarto lugar, perdendo cerca de dois minutos. A etapa do dia de hoje ficou marcada pelas difíceis condições meteorológicas. A forte chuva e a falta de visibilidade, provocadas pelo nevoeiro, levaram as equipas a esforços e cautelas redobradas.

O Campeonato Europeu de Ralis regressa de 2 a 4 de maio, em Espanha, com o Rally Islas Canarias, em pisos de asfalto. 

Texto: Celso Teixeira

Share on Google Plus

MaisRalis

Envie suas noticias para maisralis.madeira@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário