WRC, Turquia: Esapekka Lappi controla liderança após primeira etapa



Esapekka Lappi fez uma sexta-feira sólida no Rali da Turquia e deu passos para aquela que pode ser a sua primeira vitória pela Citroën. O finlandês tem um avanço superior a 17 segundos face ao colega de equipa Sébastien Ogier no fim deste primeiro dia ‘a doer’ da 11.ª ronda do Mundial de Ralis (WRC).

Depois dos acontecimentos da parte da manhã, Kris Meeke (Toyota) abriu a tarde com o melhor registo da PEC 5 (İçmeler 2) impondo-se por 1,6s perante Thierry Neuville (Hyundai). Lappi foi quinto na frente de Andreas Mikkelsen (Hyundai) e assim consolidou o comando. Ogier rubricou a terceira marca para subir a terceiro da geral. Jari-Matti Latvala sofreu um furo no seu Toyota e atrasou-se de forma significativa, baixando de terceiro a oitavo.

Em Çetibeli 2 para a PEC 6, foi Neuville a fazer o melhor tempo 7,6s na frente de Lappi, que assim voltava a distanciar-se da perseguição. O segundo classificado passou a ser Ogier, que na classificativa ficou em terceiro. Mikkelsen não escolheu os pneus adequados e perdeu muito tempo descendo a quinto, tal como o líder do WRC, Ott Tänak (Toyota), que sofreu um furo e caiu para sétimo. 

O dia fechou com Dani Sordo (Hyundai) a assinar o melhor registo da PEC 7 (Ula 2) com 10,9s de avanço sobre Latvala. O terceiro tempo permitiu a Neuville consolidar a mesma posição da geral. Teemu Suninen (M-Sport Ford) foi quarto e continua nessa posição do rali. A quinta marca foi suficiente para Lappi distanciar-se na dianteira, já que Ogier foi apenas nono na especial. O francês está agora a 17,7s de Lappi e 0,7s acima de Neuville. Suninen e Mikkelsen fecham o top cinco, já longe da luta pelo pódio, e Tänak é oitavo a 1m37,4s da frente. 

Detentor de uma margem alargada desde a parte da manhã, Jan Kopecký (Skoda) não teve de correr riscos no WRC2 Pro e permitiu o seu principal rival, Gus Greensmith (Ford) vencer os três troços da tarde. Ainda assim, o checo tem 1m02,3s de avanço.

No WRC2, Fabio Andolfi (Skoda) impôs-se nas três classificativas da parte da tarde, mas Kajetan Kajetanowicz (Skoda) lidera destacado na categoria 3m04s na frente de Marco Bulacia Wilkinson (Skoda). Andolfi é terceiro. A fazer um dia sólido e sem problemas de maior, o português Diogo Salvi (Skoda) é quarto da classe a mais de 12 minutos e meio do líder. Além disso, segue na 16.ª posição absoluta do Rali da Turquia.
Share on Google Plus

MaisRalis

Envie suas noticias para maisralis.madeira@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário