WRC, Rali de Portugal PE8: Ott Tänak vence em Lousada e dilata vantagem da liderança


Chegou ao fim a primeira etapa do Vodafone Rali de Portugal 2021, e a liderança é do Estónio da Hyundai, Ott Tänak. Depois de um longo dia com altos e baixos na classificação geral, Tänak cimentou assim a sua liderança, tendo vencido a Super Especial que decorreu à pouco em Lousada.

Depois de um domínio avassalador da Hyundai ao longo do dia, a primeira etapa termina com um Toyota no pódio, com Elfyn Evans, a ocupar nesta altura o segundo lugar a 6 segundos do líder. O galês vê assim a premiação pela consistência que manteve ao longo do dia, principalmente na classificativa de Mortágua, onde foi demolidora pata alguns pilotos, que o dia Thierry Neuville.

Dani Sordo encerra o dia no terceiro lugar, com uma desvantagem de 9 segundos para o seu companheiro da Hyundai. O Espanhol andou de forma exímia, pelo menos até ao momento que os pneus Pirelli deixaram, pois em Mortágua os pneumáticos fizeram das suas, e a degradação dos mesmos, levou a que Sordo não aguentasse a liderança do Rali.

Surpresa ou não, o quarto lugar ocupado por Takamoto Katsuta. Entre uma grande consistência e aliado aos problemas da concorrência, o Japonês foi galgando lugares, e leva para a segunda etapa uma desvantagem de 15.4 segundos para o líder. Mas tem logo na sua peugada o "lider" de equipa, Sébastien Ogier.

O francês está a apenas 6.4 segundos de Katsuta, mas de certo que não é para essa posição que o Campeão do Mundo está à espreita. O topo da classificação está a apenas 24 segundos, e este apenas é muito curto, pois ao longo desta etapa, Ogier andou a varrer a estrada nas primeiras passagens, devido a ser o primeiro na estrada, e isso fez com que Sébastien chegasse a estar a mais de 40 segundos do topo da classificação. De certo que a concorrência foi gradualmente a cair de rendimento, uns por despistes outros pela ineficácia dos pneus, mas o que é certo, é que Ogier está lá na luta.

Kalle Rovanperä leva o seu Toyota Yaris WRC ao sexto lugar ao final desta etapa, seguido dos dois Ford Fiesta WRC de Gus Greensmith e Adrien Fourmaux, encerrando as contas do WRC.
Share on Google Plus

MaisRalis

Envie suas noticias para maisralis.madeira@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário