Outros

Internacional: Clio Rally 3 pronto para conquistar o mundo dos ralis


O Clio Rally3 recebeu sua homologação da Fédération Internationale de l'Automobile. Este é o marco final antes da estreia na competição do primeiro Renault Clio com tração nas quatro rodas, projetado em conjunto pelas equipes técnicas de Viry-Châtillon, a Manufatura Alpine Dieppe Jean Rédélé e a fábrica de Enstone da BWT Alpine F1 Team.

Apresentado em janeiro após um intenso programa de desenvolvimento de 5.000 quilômetros, o Clio Rally3 fez sua primeira aparição em rally como um carro zero na rodada de abertura do Campeonato Francês de Rali de Gravel. O novo modelo despertou curiosidade, entusiasmo e grande interesse entre os pilotos, observadores e fãs do rali. Três semanas após esta apresentação inaugural, a mais recente versão desportiva da quinta geração do Renault Clio concluiu os seus procedimentos de homologação junto das entidades reguladoras do desporto motorizado internacional. A partir de hoje, o Clio Rally3 é elegível para disputar uma ampla gama de ralis, desde eventos locais até o Campeonato Mundial de Rali.

O Clio Rally3 beneficia de toda a experiência e know-how das equipas técnicas de Viry-Châtillon e Dieppe numa procura constante de eficiência, performance e fiabilidade. A Castrol, parceira de longa data dos programas de corrida de clientes da Renault, desempenhou um papel crucial no desenvolvimento do carro para otimizar a lubrificação do motor e da transmissão, o que é particularmente importante para um carro com tração nas quatro rodas, assim como o fabricante de pneus Michelin, uma garantia de desempenho comprovado.

O Clio Rally3 é montado pela Manufatura Alpine Dieppe Jean Rédélé e equipado com assentos tipo concha Sabelt que atendem à nova homologação da FIA (válida por dez anos) com cintos de seis pontos. Alimentado pelo motor de quatro cilindros 1.3 TCe 16 válvulas turbo de injeção direta, o Clio Rally3 desenvolve 260 cv e 415 Nm de torque com uma caixa de câmbio de cinco marchas equipada com um diferencial de deslizamento limitado. Por fora, a aerodinâmica se beneficiou de inúmeras sinergias dentro do Grupo Renault, já que Viry-Châtillon conseguiu aproveitar a experiência e os recursos de computação da BWT Alpine F1 Team em Enstone para projetar a asa traseira do Clio Rally3.

Esta homologação também abre caminho para as primeiras entregas de um modelo que já conquistou mais de quarenta clientes e sua estreia na competição para seguir a trajetória vitoriosa do Clio Rally5 e Clio Rally4, referências no mundo da tração dianteira desde seus respectivos lançamentos em 2020 e 2021. A partir da próxima semana, cinco Clio Rally3 competirão em três eventos: o Rallye Terre de Castine, com Quentin Ribaud (Fun Meca Sport), Manu Gascou (CHL Sport Auto) e Bastien Bergounhe (PH Sport); o Rallye Dieppe Normandie com o campeão do Clio Trophy France Asphalte, Thomas Chauffray (GMC Compétition); e o Targa Florio com o Campeão Júnior Italiano de Rally Alessandro Casella (Motorsport Italia).

Piloto oficial do Clio Rally4 no Campeonato Francês de Rally, Tom Pieri (3P Racing by BHR) também estará em um Clio Rally3 no Rallye Antibes Côte d'Azur (18 a 20 de maio). O Clio Rally3 foi projetado para equipes e pilotos privados e agora está disponível para encomenda na Manufatura Alpine Dieppe Jean Rédélé. As versões de asfalto e cascalho do carro custam € 122.000 (sem IVA), incluindo matrícula francesa, com o carro montado e pintado.
Partilhar no Google Plus

MaisRalis

Envie suas noticias para maisralis.madeira@gmail.com

0 comments:

Postar um comentário