Chegou ao fim o segundo dia de competição da oitava prova pontuável para o Campeonato do Mundo de Ralis, o Rali da Estónia 2023.
Na pausa entre dias de prova, e após realizadas 8 provas especiais de classificação, a liderança está entregue a Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota Yaris Rally1). Jovem finlandês leva uma vantagem de 3 segundos para o segundo classificado, numa luta particular que manteve ao logo do dia com Thierry Neuville.
Já o belga da Hyundai que é navegado por Matjn Wydaeghe, leva o i20 N Rally1 ao final do dia sem grandes sobressaltos, mantendo assim a pressão na luta pela vitória na prova, apesar de vir perdendo poucas décimas de segundo para o líder desde que perdeu a liderança do rali na sexta prova especial de classificação do rali.
Esapekka Lappi/Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1) seguem no terceiro lugar da classificação, mas não poderão baixar o ritmo para o dia de amanhã, já que têm a escasso 1,9 segundo atrás de si a dupla da Toyota Elfyn Evans/Scott Martin na quarta posição.
O estreante na Hyundai tem vindo a ganhar ritmo competitivo sem comprometer. Estamos a falar da mais recente dupla que tripula o i20 N Rally1, Teemu Suninen/Mikko Markkula. Que neste regresso à mais alta roda dos ralis mundiais, ocupa o quinto lugar.
Prova consistente e com alguns bons tempos averbados ao longo do dia, onde chegou a levar o Ford Puma Rally1 ao terceiro lugar numa "PEC". Referimo-nos a Pierre-Louis Loubet/Nicolas Gilsoul, que tendo em conta o ritmo seguro que vem apresentado, dá a entender que o jovem piloto francês recuperou alguma da confiança perdida na provas anteriores. Sexto lugar a 15 segundos do patamar acima, poderá ser um incentivo para Loubet galgar posições na classificação geral.
Sétimo lugar e antepenúltimo Rally1 em prova, Takamoto Katsuta, navegado por Aaron Johnston, a bordo do Toyota Yaris Rally1.
Encerrando a classificação destinada às viaturas Rally1, está Ott Tänak/Martin Järveoja. Nesta altura ocupam o 11° lugar da geral a mais de 4 minutos do líder. Isto para os mais desatentos, a desvantagem do piloto da casa, é fruto da penalização sofrida ainda ontem, aquando da mudança do motor do Ford Puma Rally1 antes do arranque oficial da prova, sendo penalizado em 5 minutos. O estónio venceu 5 das 8 classificativas realizadas até ao momento, e não fosse o infortúnio com a quebra do motor, estaria na liderança da prova.
No WRC2, a luta está renhida no "troféu škoda", com vantagem atual para o experiente piloto Andreas Mikkelsen (Škoda Fabia RS Rally2). Gus Greensmith (Škoda Fabia RS Rally2) vem mantendo pressão ao norueguês na luta pela vitória na categoria, estando separados por 6,7 segundos. No terceiro lugar, e não longe da luta pela vitória na categoria, está Sami Pajari/Enni Mälkönen (Škoda Fabia RS Rally2), que leva uma desvantagem de 10,9 segundos para Greensmith e 16,7 segundos para Mikkelsen.
0 comments:
Postar um comentário