Outros

CAR | SANTA MARIA • BRAÇO DE FERRO ENTRE RODRIGUES E REGO

Realiza-se entre 11 e 12 de agosto, a 42.ª edição do Rallye Além Mar Santa Maria, umas das mais antigas e conhecidas provas de automobilismo que acontecem nos Açores e que este ano, tal como nos demais, é palco de mais uma disputa para o Campeonato dos Açores de Ralis.

O rali que, outrora, chegou a ser único dos Açores por apresentar uma secção da manhã composta por pisos de asfalto e à tarde em pisos de terra, onde a Super-Especial Sucata, disputada nas imediações do aeroporto da ilha, era o ponto de viragem da prova, possui nova direção técnica, tal como acontece com a entidade que o organiza, que não tem tido mãos a medir em proporcionar uma boa jornada a quem visitar a ilha, seja para participar no rali, seja para assistir à disputa que se espera na estrada. E é nessa disputa que todas as atenções se centram. O campeonato está ao rubro no que diz respeito à luta pelo lugar cimeiro da classificação absoluta, mas também nas duas rodas motrizes.

Rúben Rodrigues é quem lidera a competição, sobre o atual campeão em título, Luís Miguel Rego, mas apenas por escassos 3,5 pontos! Num rali cujos resultados, nos últimos anos, têm sido mais “sorridentes” a Rego, sendo este um dos seus palcos favoritos, adivinha-se uma luta muito forte entre os dois, em condições normais, naquele que poderá ser mesmo um “braço de ferro” muito equilibrado. Uma escolha acertada de pneus, mecânicas irrepreensíveis, atitude adequada à situação e boa gestão do físico face ao muito calor que se espera, são alguns dos atributos que deverão ser bem geridos para o sucesso de qualquer uma das equipas que pretenda vencer o rali.

Com Pedro Câmara de fora, depois do acidente no Além Mar Rali TAC que impossibilita para já a participação da dupla por mazelas físicas que ainda persistem, caberá a Bruno Amaral, também em condições normais, ser protagonista na defesa do lugar mais baixo do pódio e suster os expetáveis ataques dos sempre muito rápidos Filipe Pires e Rui Borges, ambos em Mitsubishi.

Pelas duas rodas motrizes, vai também ser interessante assistir ao novo “episódio” da disputa entre Felipe Marques, o atual líder da classificação, e Bruno Tavares, o campeão em título, que, com apenas 7,5 pontos de diferença, prometem em Santa Maria editar mais uma boa contenda. Mas há que ter em atenção em alguns dos outros concorrentes, nomeadamente os locais, que, regra geral, impõem andamentos muito fortes e destacam-se na competição, como foi o caso de Max Salvador no ano passado.

Curiosidade também colocada na prestação de outras equipas e na sua participação neste rali, sendo exemplo a vinda de Cipriano Antunes e o seu Audi Quattro. Ao todo, são 43 as equipas inscritas, sendo que todas elas se prestam a chamar as atenções nas lutas, não só pelos lugares cimeiros, mas também de meio de tabela.

O Rallye Além Mar de Santa Maria, edição de 2023, começa na quinta-feira, pelas 21:30, com apresentação pública das equipas que se realizará no Clube Asas do Atlântico. Na sexta-feira de manhã, entre as 09:00 e as 12:00, o público poderá tomar um primeiro contato com as equipas em modo de competição, assistindo ao shakedown, que se realiza na Almagreira (até à Estrada Regional do Monteiro). À tarde o rali arranca para a primeira secção pelas 17:30, com a realização de duas provas especiais. Já no sábado, são 8 as provas especiais a percorrer, com o rali a terminar pelas 19:15, junto à Câmara Municipal de Vila do Porto para consagração de vencedores e finalistas da edição n.º 42 do Rallye Além Mar Santa Maria.
Partilhar no Google Plus

MaisRalis

Envie suas noticias para maisralis.madeira@gmail.com

0 comments:

Postar um comentário