Outros

PEQUENO DESPORTIVO BEM MUSCULADO

Porque o delírio dos preparadores, em particular, em latitudes mais distantes, como o Oriente ou a Austrália, dá mostras de não ter limites, uma empresa australiana acaba de agarrar num já de si bem vitaminado Toyota GR Yaris e, sem tocar no três cilindros de origem, pô-lo a debitar mais de 750 cv!

Conhecida na Austrália como um dos preparadores que conseguem elevar, a valores simplesmente bestiais, motores e carros concebidos para utilização no dia-a-dia, a Powertune decidiu lançar agora mãos a um dos mais interessantes ‘pocket rockets’ que ainda subsistem no mercado: o Toyota GR Yaris.

Pequeno desportivo que, com o seu três cilindros 1,6 litros de cilindrada, já anuncia uns muito respeitáveis 265 cv de potência, isto num conjunto em que o peso se fica pelos 1.355 kg, tal parece não ter sido, no entanto, suficiente para os responsáveis do preparador australiano. Os quais “esticaram” ainda mais as capacidades do modelo japonês.


Assim e mesmo sem mexer directamente no motor, o qual manteve inclusivamente os pistões e bielas de origem, assim como o cabeçote e até a cambota, a Powertune substituiu o turbocompressor e o intercooler, além do sistema de escape, que passou a ser de competição. E, principalmente, instalou um sistema de gestão eletrónica totalmente novo, que acabou contribuindo para fazer triplicar a potência anunciado, que assim passou a ser de 751 cv. Ou, dito de outra forma, 470 cv por litro!

De resto e de forma a que o GR Yaris conseguisse aguentar um tal poder de fogo, embora a Powertune não revele o binário, o preparador acabou tendo de substituir, por completo, a transmissão, por uma nova solução sequencial e com uma embraiagem que diz ser ultra-resistente.

Agora, se será por muito tempo, é algo para o qual, a única garantia que existe, é a palavra da Powertune de que o modelo terá concluído, com sucesso, mais de 30 testes em condições reais, sem quaisquer avarias.
Partilhar no Google Plus

MaisRalis

Envie suas noticias para maisralis.madeira@gmail.com

0 comments:

Postar um comentário